sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Ó Pátria amada, idolatrada, Salve Salve"

É com muita alegria, emoção, orgulho, e até um pouco de preocupação que escrevo esse post. Após o anúncio pelo Comitê Olímpico Internacional - COI - de que a cidade do Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 meus olhos se encheram d'água e não pude deixar de transparecer, mesmo em terras americanas, meu orgulho em ser Brasileira, hoje em especial, em ser Carioca.

Um marco na história dos jogos olímpicos, um grande marco na história brasileira, e por que não dizer mundial? Essa será a primeira vez em que um país da America do Sul sediará os jogos mais importantes de todo o mundo, o que significa que em 2016 "o mundo inteiro estará" no Brasil, no Rio de Janeiro.

Sei que nem todo povo brasileiro acredita nas possibilidades que serão oferecidas e na melhora que o Rio sofrerá. Me deparei com muitos blogs, matérias, tweets com a preocupação e com a descrença entorno do anunciado. Não os culpo! Não posso omitir aqui, ou deixar calar em meio a minha eufórica alegria, os dias de tristeza e dificuldade que nós passamos. Sei muito bem o que é ser vítima da violência, do desemprego, da falta de oportunidades. Não posso deixar passar em branco a corrupção que nos assola, o medo que nos invade e a falta de punição. Uma realidade, como por muitos falada, não demonstrada ao COI e não conhecida pelo mundo.

Uma coisa sempre me vem à mente: alguém celebra a tristeza? Alguém anuncia festejando notícias ruins? Não quero com isso dizer que devemos varrer todo nosso problema para baixo do tapete até a visita ir embora. Muito pelo contrário, quero ressaltar que mesmo com problemas, todos nós os superamos e celebramos as alegrias da vida, certo?! O Presidente falou algo hoje na coletiva de impressa na Dinamarca que é a mais pura verdade. Todo ser humano precisa de motivação ao acordar. Por exemplo, se você não tem que trabalhar para que se arrumar numa manhã de segunda-feira? Portanto está aí a motivação para largar o pijama.

Rio 2016 significa uma indescritível motivação de trabalho no âmbito político econômico brasileiro. Motivação essa que gerará trabalhos , reforçará a seguraça, aumentará o turismo e com certeza ajudará na formação de milhares de crianças. Com tanto investimento na área esportiva, sem dúvida, a moçada de hoje terá mais próxima a esperança dos jogos olímpicos, fazendo-os assim treinar, dedicar-se ao esporte, os afastando da violência das ruas. E sendo a sede em uma cidade brasielira, será muito mais fácil o patrocínio para atletas, pois uma empresa que patrocina um para ir aos jogos na europa, por exemplo, pode patrocinar dois, três em território nacional.

Falando um pouco mais sobre a política internacional, os jogos olímpicos trarão, juntamente com a tocha e as delegações de todo canto do mundo, a visibilidade das conquistas e mudanças do Brasil. Milhares de pessoas passarão pelo Rio, onde gastarão dinheiro, contribuindo com a economia, e também levarão uma boa imagem do Brasil ao mundo, o que fortificará o turismo, e mais uma vez a economia. Hoje nós somos a décima potência econômica, e segundo especialistas, seremos a quinta até 2016. Estamos vivenciando um tempo bom, crescendo mesmo em tempo de recessão. Vale lembrar que com os jogos no Rio, os olhos do mundo estarão no Brasil, fazendo com isso uma pressão absolutamente maior nos governates em relação a mudanças, e também maiores investimentos no país.

Segundo o COI, o Brasil não está pronto para sediar as olimpíadas hoje, mas estará em 2016. Mudanças, meus caros, reconhecidas até pelos "gringos", por que então, nós povo brasileiro, não reconhecemos? Tenhamos esperaça, trabalhemos por um Brasil justo, melhor, mas não vamos ficar sentados em casa somete criticando o que dá errado. Vamos celebrar, beber do cálice da vitória, porque ela é da nação verde e amarela hoje. Vamos fazer ressoar no mundo "de um povo heróico o brado retumbante". Acreditemos na mudança não como utopia, ou como momentânea para os jogos, acreditemos no país que cresce, e que está, aos poucos, mudando.

"Pátria amada, idolatrada, salve salve", Parabéns!!!

3 comentários:

Jorge Eduardo disse...

Eu também estou muito feliz com esta decisão do COI sobre os jogos olimpicos de 2016.
Mas não me incomodo com aqueles que torcem contra ou só critica, pois se o Brasil dependesse deles,com certeza não chegaria a este patamar que o mundo inteiro enxerga, mais que infelizmente alguns ditos brasileiros, não enxergam.Outro dia, o primeiro juiz cego do país, assumiu seu cargo no Paraná,talvez são brasileiros como este que faz a gente acreditar que o Brasil está mudando.Portanto Juliana,parabéns por você está nos EUA, acreditando e representando tão bem o Brasil e nos enchendo de orgulho.

Gaby disse...

Parabéns, amiga!! Texto maravilhoso!! Me enche de orgulho essa menina!! rsrs

Parabéns também pela sua visão positivista!
Eu consigo ver sim os aspectos positivos, mas acho q não podemos fechar os olhos para os negativos também... E acho q falou disso mto bem no seu texto!

Beijo!!

Gaby disse...

E não esqueça, nossa pátria amada é também risonha... e líííííímpida!!! hahaha